quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nota sobre o ensino - 1


Mesmo dizendo que este mundo afora é selvagem e competitivo, o fato é que ainda faltam muitos profissionais capacitados para exercerem suas funções com eficiência e competência.
Pensando nisto, vou colocar aqui um mini-curso profissionalizante, para que você possa ser um destes vencedores dignos de sua função. 
Deveras, não é preciso muito para exercer uma profissão como professor de design, seja de projeto visual ou de produto, mas o mercado carece de educadores competentes.
A metodologia é simples e você mesmo, que não tem experiência nenhuma, pode virar um.
Basta seguir as quatro etapas básicas listadas a seguir e você já está pronto para dar aulas.
  1. Basta mostrar que seu ego é grande, bem grandão, e inventar algum motivo de projeto que ninguém colocará em prática na vida real.
  2. Terminada esta primeira etapa, ministre umas duas ou três aulas teóricas baseadas em fontes completas e confiáveis, como a Wikipédia em português, e peça para que os alunos formem grupos.
  3. Daqui até a última aula, faça aulas atendimento e xingue os alunos, a mãe dos alunos e, se quiser e estiver inspirado, o trabalho dos alunos também. O principal motivo disto é que é terapêutico e você pode descontar suas carências e problemas pessoais neles. Não tenha medo de usar palavrões e xingue mesmo se achar que o trabalho está bom, pois isto estimula a produção deles e você pode fazer eles terem menos noites de sono, mesmo que em vão, até o último dia de aula.
  4. Por fim, a última etapa consiste em mostrar a toda a classe todos os trabalhos e dizer que nada está tão ruim assim. Sem ter medo de ser contraditório, diga-lhes que poderiam mudar isso ou aquilo, baseado, obviamente, nas idéias geniais que eles tiveram na primeira aula e que você descartou.
Seguindo este roteiro, você já está preparado para ser um professor de design. Para uma formação completa, há apenas mais dois lembretes. O primeiro é basear seu critério de avaliação no achei bonitinho ou não achei bonitinho. Os primeiros ganham uma nota aleatória entre 7,5 e 9,0 e os segundos entre 6,0 e 7,5. O segundo e último lembrete é passar todos os alunos, mesmo aqueles que não vieram nem fizeram nada, para evitar fadiga e cochichos sobre sua mãe e sua vida sexual nos corredores.

Nota: você não precisa complementar sua formação com um curso superior em design, pode imprimir esta página e assinar na linha abaixo, e isto serve como um certificado para exercer esta maravilhosa profissão, que não é regulamentada.


data: __/__/____
________________________
 assinatura           




Um comentário:

Anônimo disse...

algum outro professor dormiu em alguma apresentação da sua sala?