quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Terroristas são alvo de carro-bomba

25/09/2008 - 19h17 - Atualizado em 25/09/2008 - 22h03
Da EFE, colaboração para a Folha Online

O grupo pacifista Peace on Earth reinvidicou nesta quinta-feira (25),
em uma ligação telefônica à EFE, a autoria do atentado com um carro-bomba executado na noite de ontem em um bairo residencial de Santoña, no norte da Espanha.

A explosão, que deixou
pelo menos 15 mortos e 22 feridos, tinha como alvo uma casa em que supostamente haveriam 11 integrantes do grupo separatista basco ETA, responsável pelos atentados que ocorreram na Espanha nesta semana. A polícia ainda não confirmou a veracidade desta informação, mas suspeitam que ela procede.

"Ainda estamos investigando, mas encontramos duas pistolas 9mm no local e, além disto, não haveria outro motivo para um grupo pacifista assumir a autoria de um atentado como este." declarou o chefe do departamento de criminalística local.

Na ligação, o membro, que não se identificou, do Peace on Earth declarou: "Faremos de tudo para que haja paz, nem que para isto tenhamos de agir com violência. Se é preciso exterminar todos membros do ETA para que eles parem com os atentados, nós o faremos. Se tivermos de derramar sangue inocente para isto, é um preço a pagar para atingir um bem maior."

As autoridades e a população condenaram o ato do grupo Peace on Earth, que possui membros em diversos países. A polícia ainda não encontrou nem prendeu os responsáveis, mas três de seus integrantes, segundo fontes, foram mortos por civis que não possuem ligação direta com nenhum dos dois grupos. Os assassinos se entregaram à polícia e disseram não tolerar o derramamento de sangue inocente, já que 4 dos mortos e os 22 feridos na explosão não possuiam ligação direta com o ETA.

O presidente dos EUA, George Bush, qualificou o evento de "atos odiosos de insensata violência" e já ofereceu ajuda militar para garantir a paz na região em reunião com o premier espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.



Leia mais:
comunicar erros
imprimir
enviar por email


Nenhum comentário: